Veja o que se sabe e quem é homem que se explodiu em frente ao STF
Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tiü França”, havia feito ameaças em redes sociais sobre um ataque a bombas em Brasília
Francisco Wanderley Luiz, chaveiro e ex-candidato a vereador de Rio do Sul (SC) pelo PL em 2020, antecipou em redes sociais um ataque com bombas na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na noite desta quarta-feira (13/11). À tarde, ele visitou a Suprema Corte e publicou uma foto nas redes sociais.
Em uma imagem publicada no Facebook, Francisco escreveu: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos.” Ele prosseguiu com o alerta: “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”
Conhecido como “Tiü França,” Francisco foi identificado como o proprietário do carro carregado de fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, na noite de quarta. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa morreu no incidente, mas não foi confirmada oficialmente a identidade da vítima.
Testemunhas relataram ter ouvido fortes explosões em diversos pontos da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, que provocaram grande alarde entre as pessoas presentes no local.
Francisco tirou foto dentro do STF em visita aberta ao público, horas antes do atentado | Foto: redes sociais
PERFIL
Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu após causar as explosões no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Morador de Rio do Sul (SC), ele usava o codinome “Tiü França” nas redes sociais e foi candidato a vereador pelo município em 2020, mas não se elegeu, recebendo 98 votos.
Nas redes sociais, Francisco publicava mensagens sugerindo ataques com bombas contra figuras públicas, que ele chamava de “comunistas de merda.” Seu corpo ficou completamente desfigurado com a explosão, atingindo especialmente o lado direito da cabeça e a mão direita, com restos mortais arremessados a metros do local. Em suas publicações, ele chegou a divulgar mensagens com ameaças, escrevendo: “Vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da República” e mencionando que o “jogo só acaba 16/11/2024.”
Em uma das postagens, ele reafirmou: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos.”