Fonte: Redação
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, de 25 a 30 de novembro, a Semana do Doador, com o tema “Cada doação, uma nova história”. A iniciativa comemora os 35 anos da instituição, que desde sua criação tem atuado na coleta e distribuição de sangue no estado da Bahia. Este ano, o cantor Tatau, ex-vocalista da banda Araketu, assume o papel de embaixador da campanha, que contará com apresentações musicais, distribuição de brindes, e estandes de maquiagem e artesanato nas unidades da capital e do interior.
A Semana Nacional do Doador acontece simultaneamente em hemocentros de todo o Brasil em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. O objetivo é homenagear os doadores e conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Esse índice está abaixo da meta de 2% definida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e distante dos 3% a 5% observados em países europeus. “Não existe outra maneira de conseguir hemocomponentes e hemoderivados para o tratamento de pacientes senão através da doação de sangue. A Hemoba é a intermediária entre o doador e o paciente. Sem o doador, a Hemoba perde sua razão de ser. Por isso, na Semana do Doador, temos a satisfação de homenagear e agradecer aos doadores de sangue”, afirmou Luiz Catto, diretor-geral da fundação.
Fundada em 26 de julho de 1989, nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador, a Hemoba surgiu com o objetivo de desenvolver atividades de hematologia e hemoterapia em toda a Bahia, além de fomentar o ensino e a pesquisa. Em 1993, a instituição ganhou sede própria, o Hemocentro Coordenador, também na capital baiana. Atualmente, conta com cinco unidades hemoterápicas em Salvador, 21 no interior do estado e três unidades móveis de coleta.
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. Outros requisitos incluem não estar em jejum, não ter consumido álcool nas 12 horas anteriores, não fumar por pelo menos duas horas antes e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior.
Durante a semana, diversas atrações musicais estão previstas na sede da Hemoba em Salvador. Destaque para apresentações de Tatau, no dia 25, e do Coral do Neojibá, que encerra o evento no dia 30. As unidades móveis de coleta estarão distribuídas em pontos estratégicos, como o Salvador Shopping, a Estação da Nova Lapa e o Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas.
SERVIÇO
– Hemocentro Coordenador: segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 7h30 às 16h30.
– Hospital do Subúrbio: segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.
– Hospital Ana Nery: terça a sexta, das 7h30 às 12h30.
– Hospital Roberto Santos: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
A ação busca reforçar a importância da doação regular, vital para atender emergências e pacientes em tratamento. “Cada doação salva vidas e conta uma nova história”, concluiu Catto.